quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Tenchi Muyo! Ryo-Ohki - 1st Series (1992/1993)



Yoh, gente massa! Taí a primeira parte do que estamos chamando de Projeto TEMRYOH. Trata-se da primeira das quatro séries - ou temporadas, como queiram - de OVAs que compõem Tenchi Muyo! Ryo-Ohki, a principal "linha de acontecimentos", por assim dizer, do universo TM - que engloba quatro séries diretas para a televisão (Tenchi Muyo! TV/Tenchi Universe, Shin Tenchi Muyo!/Tenchi in Tokyo, Tenchi Muyo! GXP, Tenchi Muyo! War on Geminar e Ai Tenchi Muyo!), algumas séries mais ou menos indiretas (as três da Pretty Sammy, e uma outra chamada Dual! Parallel Trouble Adventure, que não tem quase nada a ver com TM, mas que ainda assim entra como relacionada), e três filmes, bem como mangás, romances/light novels, jogos eletrônicos e outras tantas coisas afins.

E aqui cabe um breve parêntese...

Se você tem mais de 25 anos, é possível - diríamos até que provável - que se lembre de uma época em que na TV Bandeirantes havia um programa diário supostamente infantil, chamado Band Kids, que exibiu, em sua "Era de Ouro", vários animês maravilhosos, tais como El Hazard: The Wanderers (retelling da série de OVAs El Hazard: The Magnificent World), Jabaku Kun/Bucky, e até a versão animada do clássico de arcade Cadillacs and Dinosaurs, e, entre outras coisas, duas das séries do universo TM: Tenchi Universe e Tenchi in Tokyo, sendo a primeira algo como um retelling de Tenchi Muyo! Ryo-Ohki e a segunda um spinoff com uma "história alternativa". A Band chegou a exibir ainda alguns episódios dessa primeira série de OVAs, mas nunca na íntegra, coisa que só aconteceu por aqui quando o anime veio a ser exibido alguns anos mais tarde pelo pouco acessível/conhecido/assistido Canal 21 (ou Rede 21, que seja), que quase ninguém via.

Um pessoal, há alguns anos, fez alguns episódios da série em PT-BR, mas nunca a concluíram. Nós, do ÓINC!, estamos, como amantes de tudo que é Tenchi (sim, somos órfãos do já mencionado Band Kids), retomando o projeto, refazendo esses primeiros episódios do nosso jeito e dando continuidade a série até a sua conclusão (?), que se deu em meados de 2017, com o 24º episódio. A qualidade vocês já conhecem: a melhor possível, com resolução de blu-ray (1448x1052), áudio sem perdas (FLAC), e o jeitinho único de traduzir do Butakun, nosso querido, sobrecarregado e único tradutor hardcore.

Sobre a obra em questão...

"A família Masaki vive tranquilamente no Japão, até que eles descobrem¹ que uma antiga lenda contada de geração em geração não era apenas uma lenda. Fim."

Brincadeira, gente, só não queremos dar as coisas assim de bandeja (já basta a tradução mastigadinha e os episódios em HD, não é mesmo?). O que posso adiantar por aqui é que essa série de OVAs é o que chamam de Cânone Kajishima, por causa de Masaki Kajishima, um dos criadores de Tenchi Muyo! e grande mentor dessa linha narrativa específica. Esse cânone é a base de quase tudo do universo TM, sendo ele o "capítulo 1", digamos, de três das quatro linhas do tempo que compreendem esse universo. Se vocês quiserem saber mais, por sua própria conta e risco, façam uma visitinha à página da série no MAL e/ou na Wiki, ambos em inglês. 

Para ainda mais informações sobre o universo TM, há um artigo, também no MAL, bastante informativo, intitulado "The Complete Guide to 25 Years of Tenchi Muyo!", em inglês, é claro (talvez depois o traduzamos e postemos aqui no site). e neste outro link vocês poderão ter uma noção ainda mais ampla das coisas que compõem direta e indiretamente a franquia.

Sem mais, ta-ta.

PS: dos dois especiais incluídos aqui ("Tenchi Muyo! O-Matsuri Zenjitsu no Yoru!" e "Tenchi Muyo! Bangaihen - Uchuu Keiji Mihoshi Ginga Daibouken"), um é tido por alguns como um tipo de continuação/sequência do episódio 06,tanto é que entra na contagem oficial dos OVAs, e o outro como um spin-off da série, sendo auto-suficiente/independente, porque, ao menos diretamente, não depende de qualquer outro episódio para sua compreensão. Contudo, ambos costumam ser empurrados no mercado internacional juntos a essa primeira série de TM! Ryo-Ohki, então também optamos por inclui-los aqui - até pelo fato de que o primeiro, "A Noite Antes do Festival!", se passa claramente logo após a derrota do Kagato (ver episódio 06), e o segundo aparentemente mais ou menos algum tempo depois da Mihoshi voltar para a Terra (coisa que acontece no especial supracitado). Ah, é nesse segundo especial que aparecem pela primeira vez a Kiyone, parceira racional da Mihoshi, e o alter-ego da Sasami, a heroína mágica Pretty Sammy. 

---
TENCHI MUYO! RYO-OHKI (OVA - 1992/2017)
Ação, Comédia, Sci-Fi, Drama, Harém

Episódio 1 (Lançado em 25 de Setembro de 1992)
A Ressureição de Ryoko (28'50)

Episódio 2 (Lançado em 25 de Outubro de 1992)
Ayeka Vem Aí! (29'45)

Episódio 3 (Lançado em 25 de Novembro de 1992)
Olá, Ryo-Ohki-chan! (29'40)

Episódio 4 (Lançado em 10 de Dezembro de 1992)
Mihoshi Cai do Céu (29'39)

Episódio 5 (Lançado em 25 de Fevereiro de 1993)
Kagato Ataca! (29'40)

Episódio 6 (Lançado em 25 de Março de 1993)
Nós Precisamos do Tenchi (29'10)

Episódio 7 (Lançado em 25 de Setembro de 1993, como um especial)
A Noite Antes do Festival! (43'16)
(Tenchi Muyo! O-Matsuri Zenjitsu no Yoru!)

Especial (Lançado em 25 de Março de 1994)
A Grande Aventura Espacial de Mihoshi, a Policial Galáctica (27'04)
(Tenchi Muyo! Bangaihen - Uchuu Keiji Mihoshi Ginga Daibouken)

Resolução - BDRip 1448x1052 x264 Hi10P
Áudio - Japonês 5.1 48kHz FLAC
Legendas - PT-BR Softsub
Tamanho Total - 6,54 GB
Download - EP1, EP2, EP3, EP4, EP5, EP6, EP7, ESP
                      TORRENT (Completo, via MDAN Tracker)










- Atenção -

Elogios, críticas, dúvidas ou sugestões podem ser enviados diretamente por e-mail (oincfansub@gmail.com), bem como expressados em nossa página no Facebook (facebook.com/oincfansub), ou mesmo deixados como comentários nas postagens, mas só serão considerados e possivelmente respondidos caso o usuário se identifique adequadamente, ou seja, qualquer blá-blá-blá de anônimos será elegantemente ignorado.

---

Comentários
0 Comentários
ÓINC! Fansub™ © Copyright 2018.